Sejam bem vindos ao Blog do Subprojeto de Matemática do PIBID/UERN. Espaço de socialização de nossas atividades e produções bem como discussão de temas relevantes para o Ensino e a Aprendizagem em Matemática.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

PERFIL DE UM EDUCADOR

I- ASPECTOS HUMANOS
 

 1. Empenha-se com uma atitude crítica, na consecução dos objetivos gerais do ensino.
2. Manifesta abertura e otimismo pedagógico.
3. Enriquece-se sob o ponto de vista profissional e humano pelo trabalho pessoal e pelo contato com os outros.
4. É disponível para o trabalho em grupo.
4.1 É cooperante, pondo em comum experiências e conhecimentos.
4.2. É dinamizador.
4.3. Confia nos outros estimulando e reforçando positivamente as suas intervenções.
4.4. Fundamenta os seus pontos de vista, mas admite perspectivas diferentes das suas.
5. Revela estabilidade emocional.
5.1 . Atua em situações de conflito:
5.1.1. Enfrenta a situação conflituosa.
5.1.2. Facilita a definição do problema.
5.1.3. Ajuda a encontrar soluções para o problema.
5.2. Responde com tranquilidade e segurança as perguntas mais ou menos extemporâneas.
5.3. Manifesta disponibilidade afetiva em relação a alunos
e colegas.
6. Está consciente da importância da inter-relação escola-meio, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa.
6.1. Procura documentar-se sobre o meio econômico e cultural em que a Escola está inserida.
6.2. Procura contribuir para a promoção de reuniões com membros da comunidade para:
- Intercâmbio de valores culturais
- Resolução de problemas Escola-Meio
6.3. Estimula a capacidade de apreciação de valores relacionados com os domínios sócio-afetivo e intelectual.
6.4. Contribui para o desenvolvimento da consciência ecológica.
7. Revela capacidade de análise crítica.
7.1. Faz Criticas fundamentadas e construtivas.
7.2. É receptivo a critica tirando partido dela.
8. Revela criatividade.
8.1. Não se limita a aceitar o proposto.
8.2. Modifica criativamente a sua atitude em situações imprevistas.
9. Oferece aos alunos oportunidade de refletirem sobre eles próprios e suas aspirações.

II- ASPECTOS RELATIVOS AO CONHECIMENTO

1. Amplia, aprofunda e atualiza conhecimentos científicos e psicopedagógicos.
2. Mobiliza conhecimentos.
2.1. Organiza os conhecimentos de forma a que a sua transmissão seja correta.
2.2. Utiliza adequadamente conhecimentos do seu ramo e/ou de outros ramos.
2.4. Dá resposta correta ainda que posteriormente a problemas que lhe são postos.

III- PREPARAÇÃO DAS AULAS

1. Define objetivos adequados ao nível dos alunos.
2. Seleciona conteúdos do programa.
3. Distingue, num conteúdo, o essencial do acessório.
4. Define e seleciona, atendendo às diferenças do meio individuais estratégias variadas e adequadas aos objetivos ao conteúdo à idade dos alunos e aos princípios metodológicos gerais e da disciplina.
5. Articula conteúdos. Objetivos, estratégias e avaliação.
6. Prepara o material a utilizar nas aulas com cuidado e antecedência.
7. Planifica trabalhos para casa numa perspectiva de criação, nos alunos de hábitos de trabalho.

IV - CONCRETIZAÇÃO DAS AULAS

1. Organiza o espaço aula de modo a que existam boas condições de trabalho.
2. Interessa-se pelos seus alunos, confia neles e tenta compreendê-los.
3. Motiva os alunos.
3.1. Clarifica com os alunos os objetivos a atingir de modo a desenvolver o sentido da responsabilidade:
3.2. Cria situações problemáticas e significativas.
3.3. Emprega estratégias adequadas e variadas.
4. Cria ambiente de trabalho.
4.1. Assume habitualmente o papel de animador democrático do grupo turma.
4.2. Revela tranqüilidade, firmeza e compreensão.
4.3. Aproveita os conflitos para reflexão sobre comportamentos e/ou estabelecimentos de normas.
4.4. É entusiasta e alegre.
4.5. Revela disponibilidade.
4.6. Evita a competição.
5. Utiliza pequenos grupos para atividades de aprendizagem.
5.1. Propõe tarefas adequadas.
5.2. Fomenta a inter-ajuda e a coesão dos grupos.
5.3. Articula as conclusões dos pequenos grupos.
6. Mantém um ritmo de aula equilibrado e adequado às características da turma.
6.1. Dá tempo aos alunos para pensarem
6.2. Procura manter todos os alunos ativos.
6.3. Evita tempos mortos.
6.4. Faz o ponto da situação oportunamente.
7. Explora situações problemáticas.
7.1. Formula corretamente os problemas.
7.2. Empenha os alunos no planejamento e/ou execução de estratégias tendo em vista a resolução de problemas.
7.3. Faz com que os alunos evidenciem as relações lógicas
entre as idéias.
8. Supera situações imprevistas.
8.1. Adapta a sua atitude a condições materiais imprevistas.
8.2. Reage criativamente a perguntas. sugestões e comportamentos imprevistos.
9. Fomenta a autonomia dos alunos.
9.1. Responsabiliza os alunos, encarregando-os da execução de pequenas tarefas individuais ou em grupo.
9.2. Ensaia a concretização do trabalho independente.
10. Explora convenientemente o material utilizado.
11. Facilita e varia a comunicação na aula.
11.1. Fornece informações aos alunos num diálogo criteriosamente conduzido.
11.2. Suscita a comunicação dos alunos (entre os elementos do grupo e entre grupos).
11.3. Aceita e explora respostas diferentes e/ou erradas.
11.4. Aproveita, estimulando e valorizando, mensagens recebidas.
11.5. Solicita ou estimula a participação de todos os alunos especialmente dos mais passivos.
11.6. Utiliza uma linguagem adequada (não infantilizante, rigorosa, adaptada ao nível dos alunos).
11.7. Recorre ao silêncio, utiliza diferentes tons de voz e recursos não verbais (mímica).
11.8. Apresenta expressão corporal e gestual adequada. 11.9. Sintetiza a lição. destacando o essencial dos assuntos e registrando-o de forma conveniente e no momento oportuno.
11.10. Varia as técnicas de comunicação tendo em conta as diferenças individuais.
12. Pratica avaliação continuada.
12.1. Pratica avaliação formativa:
- Procura as causas do insucesso (detecta as dificuldades interpretando-as).
- Reformula estratégias empenhando-se no progresso do aluno.
- Interessa os alunos na sua auto-avaliação.
12.2. Pratica avaliação somativa conseguindo que os alunos a liguem à sua auto-superação.
12.3. Incita à auto e heterocrítica dos alunos.

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