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quinta-feira, 11 de outubro de 2012

VII ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA



De acordo com novo Calendário UFPB pós greve, o VII EPBEM se dará nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2012, Campus João Pessoa.
            A Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional da Paraíba (SBEM-PB), promoverá nos dias 22, 23 e 24 de Novembro 2012 na UFPB – Campus I, João Pessoa- PB, o II Fórum Paraibano de Licenciaturas em Matemática trazendo a temática “Projeto Pedagógico de Curso: perspectivas contemporâneas para a formação de professores que ensinam Matemática” que ocorrerá juntamente com o VII Encontro Paraibano de Educação Matemática – VII EPBEM.
             Os Fóruns Paraibanos de Licenciaturas em Matemática tem como objetivo problematizar e debater amplamente o tema da formação do professor nos cursos de Licenciatura em Matemática do Estado da Paraíba considerando as vozes de professores universitários, coordenadores e alunos de Cursos de Licenciatura em Matemática do Estado, pesquisadores, gestores educacionais, estudantes e representantes de políticas públicas de formação. Na primeira edição do Fórum Paraibano de Licenciaturas, as discussões foram centralizadas sobre o funcionamento das Licenciaturas no Estado discutindo o perfil do Egresso; Currículo; Prática de Ensino de Matemática como componente curricular e Estágio Curricular Supervisionado e as articulações entre ambos.
             O II Fórum Paraibano de Licenciaturas em Matemática será mais uma oportunidade para a SBEM/PB refletir criticamente sobre políticas e práticas de formação de professores atuais, bem como para formular, debater e comunicar propostas considerando as experiências das instituições paraibanas, levando para o Fórum Nacional das Licenciaturas em Matemática, promovido pela SBEM Nacional, reflexões sobre a Licenciatura em Matemática que temos e a que queremos no País.
VII Encontro Paraibano de Educação Matemática
           As Regionais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática realizam periodicamente os Encontros Estaduais. No nosso caso, os três primeiros Encontros Paraibanos de Educação Matemática foram realizados em João Pessoa, nos anos de 1991, 1993 e 2003; os dois seguintes ocorreram na cidade de Campina Grande, em 2005 e 2008 e em 2010 o VI EPBEM, realizou-se na cidade de Monteiro.
A partir deste VI Encontro, a sigla passa a ser EPBEM, o que a diferenciará dos encontros regionais de outros Estados que também se iniciam com a letra P, como é o caso do Encontro Paulista de Educação Matemática e do Encontro Pernambucano de Educação Matemática, o que já ocorre com o Encontro Paranaense de Educação Matemática que já utilizava a sigla EPREM.
O VI EPBEM teve 555 pessoas inscritas e contou com  a presença de aproximadamente 450 participantes. Além de pessoas inscritas do Estado da Paraíba (374), havia inscritos de outros Estados: AL (7), BA (2), CE (13), GO (1), PE (140),  PR (1), RJ (2), RN (14) e SP (1). Houve uma boa participação de estudantes de graduação, no entanto, a participação de professores da Educação Básica foi aquém do esperado.
            Neste ano de 2012, a Universidade Federal da Paraíba – Campus I, sediará o VII Encontro Paraibano de Educação Matemática - VII EPBEM juntamente com o II Fórum Paraibano de Licenciaturas em Matemática  e simultaneamente à SECITEAC – Semana de Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura, com uma expectativa de 600 participantes.
A temática do VII EPBEM “Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas” sugere um debate voltado para discussões de currículos e práticas sensíveis às demandas contemporâneas.Assim, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Paraíba – SBEM/PB promoverá o VII Encontro Paraibano de Educação Matemática - VII EPBEM com o objetivo de estreitar os laços entre a escola e a universidade, aproximando diálogos de seus profissionais e suas práticas, a fim de incentivar, divulgar e implementar pesquisas em Educação Matemática, de forma que isto possa refletir na melhoria de processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, inclusive na formação inicial e contínua de professores que a ensinam.

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