Sejam bem vindos ao Blog do Subprojeto de Matemática do PIBID/UERN. Espaço de socialização de nossas atividades e produções bem como discussão de temas relevantes para o Ensino e a Aprendizagem em Matemática.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Entrevista concedida pelo Professor Paulo Figueiredo (ex-presidente da SBEM) ao Jornal do Professor:

    A matemática é uma disciplina difícil mesmo ou isso é um preconceito que ainda não foi superado? Qualquer pessoa é capaz de aprender matemática? O que é preciso para isso?  
     Paulo Figueiredo – É sempre uma temeridade adotar uma explicação simples para um fato tão complexo quanto o temor que é difundido com relação à matemática e o preconceito de que se trata de um conhecimento accessível a poucas pessoas. Mas, certamente há, hoje, um consenso de que é necessário mudar o enfoque do sistema educacional como um todo e dos que lecionam matemática em particular, com relação ao conteúdo a ser ensinado e também à maneira como o conteúdo é ensinado. No início da formação escolar, a criança, a toda hora, revela sua curiosidade para conhecer o que se passa à sua volta e desenvolve atividades para descobrir o novo e para se adaptar ao mundo. Em particular, realiza atividades matemáticas de contar, ler e escrever números, medir, localizar-se, argumentar, entre outras, que devem ser reconhecidas e desenvolvidas na escola. Nos anos seguintes, é necessário construir o letramento matemático mais avançado que inclui, entre outros conhecimentos e habilidades: identificar e realizar as operações numéricas, com papel e lápis, com calculadora ou mentalmente; fazer medições e estimativas; adquirir competências de leitura de informações gráficas, de visualização e de identificação de objetos geométricos, de localização e de orientação espaciais; compreender e utilizar as funções matemáticas básicas como modelos para resolução de problemas; selecionar, ler, interpretar dados estatísticos e tomar decisões com base nesses dados. Além disso, ao longo de toda a trajetória escolar, é indispensável que se desenvolva a capacidade de sistematização e de organização lógica do pensamento que é tão presente na mtemática e tão importante no dia a dia de todos os cidadãos. Todos esses conteúdos podem ser ensinados de uma forma estimulante, na qual as pessoas “entrem no jogo da aprendizagem” e mudem sua concepção sobre a matemática, deixando de considerá-la como um “bicho de sete cabeças”. Confira aqui todo texto
    E agora meus amigos vamos discutir, expondo nossas opiniões, sobre a pergunta feita ao Profº Paulo Figueiredo:A matemática é uma disciplina difícil mesmo ou isso é um preconceito que ainda não foi superado? Qualquer pessoa é capaz de aprender matemática? O que é preciso para isso?

Portal do Professor

3 comentários:

  1. Não acho a Matemática uma disciplina difícil, geralmente quando se fala em Matemática dentro de uma sala de aula, os alunos tem uma visão de que é somente cálculo e nada mais, isso acaba criando um bloqueio do aluno com essa determinada disciplina. Para que possamos mudar a visão do aluno, teremos que começar a trabalhar um outro método que desperte o interesse do mesmo. Além dos cálculos, pode ser trabalhada a História da matemática, a aplicação da mesma em determinadas áreas do conhecimento, em jogos, no dia a dia de cada um de nos, seja no supermercado ou em casa, até mesmo olhando a hora no relógio. Acredito que qualquer pessoa seja capaz de aprender matemática, só depende do seu interesse, pois a matemática está presente em tudo que possamos imaginar, só basta ter criatividade e fazer acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Simária você está certa, o broqueio que os alunos tem com a matemática já vem do "berço", pois os filhos crecem ouvindo seus pais falarem que a matemática é uma disciplina difício, isto é um grande problema, pois antes mesmo de conhecer-la ele já a tratam com maior dificuldade né?A matemática não é uma disciplina só de cálculos, com ela podemos trabalhar várias áreas do conhecimento, como a química, a física a biologia, a astronomia entre outras...Para a matemática ser trabalhada de maneira mais clara, devemos usar metodologias inovadoras e também tradicional, e considerar que cada individuo aprende de forma diferente, por isto cabe ao educador buscar técnicas para ensinar matemática...

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente concordo com as colocações do ex-presidente da SBEM e venho também dizer que é um absurdo essa imagem de díficil presente na matemática, mas percebo o nosso sistema educacional, inclusive na área da matemática precisa tomar proporções inovadoras, levando o processo de ensino-aprendizagem como um espaço de construção do conhecimento, onde todos e todas são capazes de aprender-ensinar. Assim vejo temos um desafio muito grande de levar o conhecimento matemático naturalmente,repeitando os saberes existente e construindo novos saberes. Para isso é preciso abertura de professores e professoras e futuros em buscar uma prática pauta na ação-reflexão, pois só assim podemos melhorar a próxima prática como relata Freire (1996). No mais quero também somar as colocações dos demais pibidianos e dizer que não é preciso um método e sim a vontade de buscar ações inovadoras sem esquecer o contexto e refletir sempre.

    ResponderExcluir