No cenário atual do PIBID/UERN, podemos destacar seu crescimento não
apenas pela quantidade de subprojetos existentes, que passaram de seis, em
2010, para vinte, em 2012, ou até mesmo porque houve um aumento mais que
triplicado na oferta de bolsas pelo Programa no âmbito da Universidade: em dois
anos, a quantidade passou de 119 para 393. É salutar o trabalho que vem sendo
feito, sobretudo, no que diz respeito à formação acadêmica dos alunos dos
cursos de licenciatura participantes do Programa, haja vista todo esse processo
formativo contar com a importante colaboração de escolas públicas que
apresentam práticas exitosas de ensino.
Além de propiciar um contato mais
estreito com escolas públicas, onde se pode vivenciar o real da atividade
docente, essa parceria, mediada pela política de formação da CAPES, tem
multiplicado a produção acadêmica de professores e alunos em diversas frentes
de temas e áreas de conhecimento tendo como eixo comum, que articula toda a
produção pibidiana, a formação e o trabalho docente. Assim sendo, vale destacar
que, além de uma significativa aprendizagem da docência a partir da vivência no
processo educativo escolar, o Programa tem gestado uma rica oportunidade de
teorização da realidade, fato esse que vem se materializando em artigos
diversos cuja culminância tem se dado na sua apresentação em eventos locais,
regionais, nacionais e internacionais.
Ainda como parte do processo de
teorização da realidade na qual vem atuando os pibidianos da UERN, cabe
destacar a produção e publicação de um livro que conta com artigos não apenas
de professores doutores, mas também, orgulhosamente, de alunos bolsistas de
iniciação à docência. É, portanto, ante a produção didático-pedagógica,
bibliográfica, artístico-cultural, desportiva e lúdica que tem revestido o
processo formativo dos licenciando bolsistas do PIBID/UERN, bem como dos demais
alunos e professores que vêm estudando e problematizando a formação inicial de
professores no Brasil, que o PIBID/UERN se debruça sobre a realização do seu II
ENCONTRO, cujo tema central se volta para reflexões sobre políticas de formação
e o processo de intervenção na realidade escolar.
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