Sejam bem vindos ao Blog do Subprojeto de Matemática do PIBID/UERN. Espaço de socialização de nossas atividades e produções bem como discussão de temas relevantes para o Ensino e a Aprendizagem em Matemática.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

VII EPBEM - PARTICIPAÇÃO DE BOLSISTAS


Palestra de Abertura com o Escritor Sérgio Lorenzato

Nos dias 22/11 à 24/11/2012 a Universidade Federal da Paraíba – UFPB promoveu o VII Encontro Paraibano de Educação Matemática - EPBEM, no qual propiciou a discussão sobre “Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas”. O evento contou com a participação de nomes importantes para a educação matemática como o educador e escritor Sérgio Lorenzato da UNICAMP. Tivemos a oportunidade de encontrarmos com o escritor Sérgio Lorenzato, não perdemos a oportunidade e tivemos uma breve conversa, na qual informamos que tiramos como base para a construção dos nossos Laboratórios o seus livros, o mesmo ficou muito lisonjeado.

Bolsistas Erismônia e Anna Celestina com Sérgio Lorenzato
Bolsista Adriano com Sérgio Lorenzato

   O evento contou com palestras e mesas redonda, além de mini-cursos e oficinas, dos mais variados temas envolvendo educação matemática. Uma das oficinas apresentadas no evento intitulada de “Compreendendo os Números Negativos com o Auxílio de Atividades Históricas” teve como ministrante a aluna bolsista, Anna Celestina F. de Medeiros Alves. 
Participante utilizando o Quadro Chinês de Contagem

Bolsista Anna Celestina Ministrando a Oficina

   Os bolsistas do PIBID-Matemática que prestigiaram o evento foram, Anna Celestina, Adriano Cavalcante, Amangely e Erismônia. O evento também nos deu a oportunidade de enviarmos trabalhos para serem publicados. Os bolsistas com trabalhos aprovados foram:

   Anna Celestina F. de Medeiros Alves e Graciana Ferreira Alves dias com o trabalho “ATIVIDADES HISTÓRICAS COM OS NÚMEROS NEGATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O QUADRO CHINÊS DE CONTAGEM”, apresentado por Anna Celestina, na modalidade de Poster.

Bolsista Anna Celestina apresentando o Poster

    Tayara Crystina Pereira Benigno; Rubson Gomes Martins Ramos e Graciana Ferreira Alves Dias, com o trabalho “FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PIBID/UERN: O DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO EDUCADOR MATEMÁTICO”, apresentado pela professora Graciana, na modalidade de Comunicação Oral.

    Erismônia Braga dos Santos; Nayara Suyanny de O. Lopes e Graciana Ferreira Alves Dias, com o trabalho “CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA: OLHAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO”, apresentado por Erismônia, na modalidade de Comunicação Oral.

Bolsista Erismônia Apresentando Comunicação Oral

   Emerson Carlos da Silva e Tayara Crystina Pereira Benigno, com o trabalho “LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES”, não foi apresentado, trabalho na modalidade de Comunicação Oral. 
     O evento também disponibilizou para os participantes um museu interativo, onde poderíamos encontrar material manipulável para as aulas de matemática e também com novas ideias para o LEM – Laboratório de Ensino Aprendizagem em Matemática.
Museu Interativo
Museu Interativo
Museu Interativo - Material de apoio para o ensino de geometria para deficientes visuais

A participação nesse evento foi muito gratificante para nós, nos mostrou que além de termos domínio nos conteúdos, precisamos ter consciência que ser professor é muito mais do que imaginamos, precisamos ser o diferencial em sala de aula, que não basta apenas ter domínio do conteúdo, precisamos também ter um olhar inovador ao ensinarmos a matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário