
O III Fórum Potiguar das Licenciaturas em Matemática sob o tema “Diálogos entre teorias e práticas” é promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do RN. Para isso busca socializar, compartilhar e discutir experiências ocorridas nos cursos de licenciatura das IES potiguares nos últimos anos, promovidas a partir do debate e da implementação das diretrizes curriculares e demais legislações do MEC, específicas para licenciatura em Matemática.
Nesse sentido o Subprojeto de Matemática apresentou o referido evento ao grupo de bolsistas no incentivo de uma participação. Assim tivemos a inscrição de três bolsistas como Nayara Suyanny de Oliveira Lopes; Adriano Cavalcante da Silva com aprovação do resumo “CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA” e Anna Celestina F. de Medeiros Alves e Graciana Ferreira Alves Dias com aprovação do resumo “ATIVIDADES COM NÚMEROS NEGATIVOS: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA”.
Como participante do III Fórum Potiguar das Licenciatura em Matemática, gostaria de ressaltar a nossa discussão dentro do GT onde refletimos acerca dos avanços e limitações do nosso curso da UERN, a cada diálogo víamos não só os problemas do nosso curso como também os avanços ao longo desse período, citávamos inclusive o PIBID como esse meio para nossa formação enquanto futuros docentes. O discurso do Profº Dr. Josildo, que também esteve participando, muito emocionou a todos presentes ao ressaltar o brilho no olhar dos acadêmicos ao terem seus trabalhos aprovados em eventos científicos, brilho esse que está sendo adquirido a cada nova etapa dentro do curso. Estiveram presentes também Alenilda Góis, Talita Lorena e Amangely Rayanne (bolsista do PIBID).
ResponderExcluirAvalio esse evento como de grande contribuição para minha formação, aprendi que ser professor é ser mediador do conhecimento!
Esses dias no meio acadêmico-científico de modo mais intenso tem nos ensinado a estreitar os laços, como a desenvolver nossa criatividade e convivência mútua.
No dia 16 de junho aconteceu o III Fórum Potiguar das Licenciaturas em Matemática no Instituto Federal Superior Presidente Kennedy em Natal/RN. Nesse espaço estive presente por acreditar que processo de ensino-aprendizagem acontece também fora da sala de aula. Assim participei ativamente das atividades do referido encontro levando ainda minhas discussões acerca da temática do Fórum em articular teoria e prática.
ResponderExcluirPortanto sinto-me a vontade em partilhar os conhecimentos adquiridos no evento que inicialmente tivemos a mesa de abertura com minha presença representando a Professora Mestra Graciana. Em minha fala busquei somente agradecer a oportunidade de estarmos contribuindo com a SBEM/RN e mencionei os agradecimentos direção que cumpriu o seu mandato e desejei as boas vindas nova gestão a tomar posse nesse dia.
Seguindo as atividades tivemos o prazer de refletir sobre “Ser Professor” que nos apresentou uma importante contribuição no tecer dessa profissão. Dentre os pontos destaco que para ser professor (a) não é só dominar conteúdo e técnicas; hoje o ser professor (a) precisa conhecer as dimensões da docência, a área específica, a pedagogia e a psicopedagogia. Isto exige pensar a profissão cotidianamente, desenvolver o currículo no contexto, acreditar nas relações entre os sujeitos e buscar ações investigativas e reflexivas. No mais o (a) ser professor (a) não vai “dar aulas” e vai sim “fazer aulas”.
Também tivemos no evento a oportunidade de refletir a caminhada dos cursos de licenciaturas em matemáticas das respectivas Instituições de Ensino Superior - IES como UERN, UFRN, IFRN e IFESP. Cada IES buscou apresentar os avanços e as limitações presentes nos cursos. Nessa partilha fico feliz pela UERN porque podemos despertar o público presente a partir de nossa exposição no prazer e no reconhecimento de alguns professores e estudantes das conquistas e dos limites do nosso curso.
Dessa forma quero parabenizar a SBEM/RN pelas conduções dos trabalhos e agradecer a todos e todas presentes nesse espaço pela socialização dos saberes. Assim estendo o convite aos estudantes e professores do Curso de Licenciatura em Matemática a integrar a SBEM/RN para podermos juntos e juntas construirmos outro curso possível e necessário. VENHA SER SÓCIO VOCÊ TAMBÉM.